Portugal tem um problema grave de acesso à justiça.
Grande parte dos portugueses não conhece os seus direitos (41%, segundo um estudo da DECO, de 2021) e o nosso sistema de acesso ao direito é burocrático e muito restritivo (como tem sido reconhecido pela Provedora de Justiça e pela OCDE).
Acreditamos que as autarquias locais, enquanto primeira instância de resposta aos cidadãos, podem ter um papel determinante na resolução deste problema.
Na verdade, recentemente, com o novo regime jurídico dos advogados e solicitadores (Lei 10/2024, de 19/01), passou a ser possível, às autarquias locais, criarem gabinetes de consulta jurídica, no âmbito das suas competências de apoio às populações.
É aqui que surge a Jurislocal.
De forma a tornar mais fácil, moderno, completo e barato o funcionamento dos gabinetes de consulta jurídica, desenvolvemos uma plataforma online que nos permite oferecer um gabinete de consulta jurídica chave-na-mão, pronto a disponibilizar às populações.
A nossa missão é democratizar o acesso à informação jurídica. Pois acreditamos que uma comunidade mais informada é uma comunidade mais capaz.
Junte-se a nós.
A Jurislocal não é uma sociedade de advogados, sociedade de solicitadores ou sociedade multidisciplinar, e não pratica, auxilia ou colabora na prática de atos próprios exclusivos ou não exclusivos de advogados e dos solicitadores.
As consultas são prestadas diretamente aos utilizadores por advogados ou solicitadores registados na Plataforma. A utilização da Jurislocal está sujeita aos Termos e Condições e à Política de Privacidade da Plataforma.